“As Cinco Mulheres”: longa baseado em conto de Machado de Assis, estreia neste fim de semana

O primeiro longa-metragem amparense, “As Cinco Mulheres”, é uma adaptação da obra do gênio preto Machado de Assis, co-produzida pela Lázara Filmes, Red Onion Films e Brodagem Filmes.

O conto “As Cinco Mulheres”, foi publicado em 1865 no Jornal da Família. São cinco mulheres machadianas, criadas “entre o charuto e o café”, de forma irônica e extremamente cínica, questionando a representação dos costumes e valores, e a inaceitável condição feminina.

O elenco é formado por atores da Cia. Lázara de Teatro e Audiovisual, da cidade de Amparo. Com criação do diretor e roteirista Alexandre Cruz, o longa faz parte do projeto audiovisual “O Bruxo do Cosme Velho.

O longa foi finalizado com o edital da Lei Paulo Gustavo do   Município de Amparo, e vai estrear no Cine Estação de Amparo nos dias 05, 06 e 07 de abril de 2024.

As sessões “As Cinco Mulheres” no Cine Estação serão nos seguintes dias e horários: dia 05 de abril, sexta, ás 21h e dias 06, sábado e 07, domingo, às 15 h.

Os ingressos serão distribuídos uma hora antes das sessões na bilheteria do Cine Estação.

Haverá bate-papo sobre o processo criativo logo após as sessões, no dia 07 sessão com a Comunidade Surda com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e do Departamento de Direitos Humanos haverá interprete de libras no debate.

Agradecimentos ao senhor Adalberto Gomes de Almeida proprietário do Cine Estação que, em parceria com Lázara Filmes e a Red Onion Filmes, está possibilitando essas exibições do filme, incentivando a produção audiovisual amparense.

As Cinco Mulheres: cinco universos particulares

CAROLINA

Carolina é o retrato da resignação feminina, diante de um casamento imposto pelo pai, por conta de uma dívida, Carolina resignada aceita, apesar de seu amor por Fernando. Ele é que não desiste de rever a amada e num ato desesperado invade seu quarto, para um ajuste de contas final. A personagem Carolina é carnificada pela atriz Maria Angélica Urbano.

ANTÔNIA

Antônia está num “casamento perfeito” com Oliveira, a felicidade dos dois chama a atenção de vários frequentadores da casa do casal, muitos seduzidos pela beleza da jovem esposa, resistem e sofrem em silêncio de desejo. Logo Moura ganha uma presença mais frequente na casa de Antônia e Oliveira e os boatos começam a correr, que olhos experimentados confirmam sua veracidade dizendo, à boca miúda, que onde há fumaça, ha fogo. A atriz Bianca Bertuzzi carnifica a personagem Antônia.

CARLOTA E HORTÊNCIA B.

Duas amigas inseparáveis, uma é o exemplo de honestidade, do amor puro, enquanto a outra é traiçoeira e maldosa. Carlota é casada com Durval, mãe de dois filhos e apaixonada pelo marido. Hortência B. se separa do marido, e a amiga, solidária ao sofrimento, a traz para a sua casa. Hortência B. e Durval tornam se amantes. Depois de confrontar o cinismo da amiga, Carlota adoece e morre. Carlota é carnificada por Dani Côrrea e Hortência B. por Thais Falleiros.

MARCELINA

Nosso último retrato é sobre aquela que morre por amor. Um híbrido de Julieta e Ofélia, secretamente apaixonada por Júlio, noivo de sua irmã mais velha. Durante o período do noivado e casamento da irmã, Marcelina, que já era frágil, fica mortalmente doente de amor, selando o seu destino trágico. Antes de morrer, a jovem deixa escrita uma carta, em que narra o segredo de sua paixão, confirmando o desajuste entre Marcelina e as expectativas de seu tempo. Marcelina é carnificada por Giovanna Lopes.

Ficha técnica

CO-PRODUÇÃO: Lázara Filmes, Red Onion Films e Brodagem Filmes;

PRODUTORES ASSOCIADOS: Roberto Nogueira e Marco Mendes;

ELENCO: Maria Angélica Urbano, Bianca Bertuzzi, Dani Côrrea, Thais Falleiros, Giovanna Lopes, Heleonora Lucas, Pedro Barros, Matheus Malavazi, Kaique Marinho, Gabriel Lujan, Marco Mendes, Douglas Minosso, Roberto Nogueira, Paula Palmiéri, Fernanda Moreno, Cleber Donizete, Isaias Brugnerotto, Breno Floriz, Samie Adam Azevedo, Manu Nardin, Caio Silva, Mauricio Mendes, Juliana Caligaris, Maria Rúbia Andreta, Giovana Gabriel, Marcos Kaloy, Fernando Ferro, Mary Malu, Mary Clair Peron, Livia Santana, Rebecca Marques, Beatriz Simeoni, Rafael Masotti, André Magalhães, Rosa Maria Daólio, Patricia Ramalho e Alexandre Panhan;

FIGURAÇÃO: Zack Grabeel, Caique Costa, Priscila Gertrudes, Brás Domingues de Oliveira, Matheus Fructuoso, Tales Carvalho, Clara Fadini, Wellington Botelho, Diego Mozer, Edu Pavesi, Iago Cavalcante, Lila Pavesi, Luccas Ortiz, Jonathan Franco, Khayara Ramalho, Alexandre Pires, Clarice Gonçalves Soares e a cachorrinha Pérola Perulita;

DIREÇÃO DE ARTE: Cibele Matheus e Ju Pavesi.

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Lucas Kakuda, Felipe Bartolomeu e Diogo Cappellette;

SOM: Diogo Cappellette e Juliana Lemes;

EDIÇÃO: Guilherme Vasconcellos e Diogo Cappellette;

FINALIZAÇÃO: Diogo Cappellette;

IDENTIDADE VISUAL: Giovana Gabriel;

MAQUIAGEM: Paula Palmiéri e Kaique Marinho;

FIGURINOS: Paula Palmieri, Mary Clair Peron, Sussi Miotto e Alexandre Cruz;

CO-DIREÇÃO em “Carolina”: Caio Araújo;

ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO em “Carolina”: Taynara Carneiro;

ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO em “Carolina”: Igor Salgado;

STILL E PRODUÇÃO DE LOCAÇÕES em “Carolina”: Guilherme de Paiva Lopes;

TRILHA ORIGINAL: Vinicius Sampaio;

ROTEIRO E PRODUÇÃO EXECUTIVA: Alexandre Cruz;

DIREÇÃO: Alexandre Cruz e Handré Campos.

Deixe um comentário